fbpx

Como alinhar sua loja à pauta ESG e se destacar no mercado sustentável

Como alinhar sua loja à pauta ESG e se destacar no mercado sustentável

A adequação à pauta ESG é uma exigência no mercado atual. E essa demanda vem tanto dos consumidores quanto dos investidores, influenciando diretamente suas decisões. Por isso, investir em sustentabilidade é uma importante estratégia de negócio, não sendo diferente no varejo. 

Assim, iniciativas sustentáveis pontuais e metas de curto prazo simplesmente não funcionam mais. O mercado está cada vez mais exigente quanto à transparência das operações empresariais. E isso inclui a cadeia de produção e impactos sociais. 

Além disso, as pessoas estão atentas às organizações que fazem investimentos na economia circular. Ou seja, é fundamental planejar e gerir processos de reciclagem e reutilização. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo para ajudar você a adequar sua loja à pauta ESG! 

Mas afinal, o que é o ESG? 

ESG significa Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança em português. E essa agenda engloba questões relacionadas à sustentabilidade, responsabilidade social e ética empresarial.

Dessa forma, pode-se dizer que o ESG é uma estrutura para o consumo consciente que está se tornando muito popular no mundo dos negócios. No entanto, este não é um fenômeno recente. Muito pelo contrário! 

Oficialmente, o termo ESG surgiu em 2004. Ele foi apresentado a partir da publicação do relatório “Who Cares Wins” da Iniciativa do Pacto Global da ONU, ganhando força nos últimos anos. 

Isso significa que, no atual mercado, bons resultados financeiros não bastam para uma empresa ter sucesso. Estar em dia com a pauta ESG é fundamental para conquistar uma boa reputação, a preferência dos consumidores e atrair investidores. 

Nesse sentido, as partes interessadas (funcionários, conselho, clientes, reguladores, fornecedores e distribuidores) demandam conhecer o posicionamento de uma empresa. Além dos seus esforços de sustentabilidade. 

Aliás, uma pesquisa realizada pela Capital Group com consumidores americanos demonstrou que 66% deles acreditam que é responsabilidade das empresas demonstrar o desempenho em ESG.

Nesse contexto, como está a atuação da sua loja? Vale lembrar que constância exerce um papel importantíssimo nesse processo. 

Como alinhar sua loja à pauta ESG

Se você possui uma loja e deseja se adaptar aos preceitos ESG, confira algumas dicas a seguir:

  • Avalie sua cadeia de suprimentos: verifique se os seus fornecedores estão em conformidade com práticas sustentáveis e éticas. Assim, procure trabalhar com parceiros que possuam certificações ambientais e sociais, como a ISO 14001 e a SA8000;

  • Invista em embalagens sustentáveis: Se sua loja possui produtos de marca própria, sempre que possível, opte por embalagens biodegradáveis e recicláveis. Além disso, utilize a menor quantidade possível de material para embalar seus produtos. Você economiza na produção e reduz o impacto ambiental;

  • Reduza o desperdício: aplique práticas de gestão de resíduos na sua loja, reciclando e reutilizando materiais sempre que possível. Que tal incentivar seus clientes a adotarem essas práticas, por meio de campanhas de conscientização?

  • Tenha uma política de responsabilidade social: invista em ações para beneficiar a comunidade local, como doações de alimentos e roupas para instituições de caridade, por exemplo. Além de cuidar das pessoas, essas ações ajudam a construir uma imagem positiva da sua loja;

  • Reduza ou elimine os cupons fiscais impressos: afinal, o destino deles é quase certo, o lixo! Por isso, opte por disponibilizar cupons fiscais digitais aos seus clientes. A sua loja economiza em papel e o meio ambiente agradece;

  • Adote uma postura ética e transparente: é importante que a sua loja tenha uma postura ética e transparente em relação às suas práticas e produtos. Estratégias baseadas em inverdades não duram muito tempo. Aja com honestidade com seus clientes sobre a origem e qualidade dos produtos que você vende.

Essas foram apenas algumas dicas para você adequar sua loja à pauta ESG. Mas você pode repensar diversos processos em sua empresa. As ações devem ser constantes e planejadas a longo prazo. Afinal, a sustentabilidade veio para ficar! 

Ações valem mais que palavras: comece pelo possível!

Você já sabe a importância da pauta ESG para os negócios. Mas não basta ficar no planejamento e promessas. Assim, cabe à sua loja provar ao mercado que está fazendo o que propôs a fazer. 

Mas não há necessidade de sair adaptando tudo de uma vez. Escolha algumas ações e acompanhe seu andamento, do planejamento à execução. 

Ainda não é possível escolher melhor todos os fornecedores? Comece por alguns. Não dá para reaproveitar todos os dejetos da sua loja? Tente produzir menos lixo, incluindo os cupons fiscais físicos. O importante é dar o primeiro passo!

Quer saber mais motivos para disponibilizar cupons fiscais digitais em sua loja? Clique aqui para ver o conteúdo que preparamos!

Compartilhe nas redes!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Leve o Cupom Verde para a sua loja. Fale com a gente!

Publicações recentes

💬 Fale com a gente!